Pagina 109 - Versos 289 a 293 Diário Sta Faustina


289
Os momentos mais felizes para mim são aqueles que passo a sós com o meu Senhor. Nesses momentos conheço a grandeza de Deus e a minha própria miséria.
Em determinado momento Jesus me disse: Não te admires se, às vezes, és julgada injustamente. Eu, por teu amor, bebi por primeiro o cálice de sofrimentos não merecidos. 

290
Em determinado momento, quando fiquei impressionada com a eternidade e seus mistérios, minha alma começou a amedrontar-se e, refletindo por mais um momento, começaram a atormentar-me diversas dúvidas. Então Jesus me disse: Minha filhinha, não tenham medo da casa de teu Pai. Deixa as vãs investigações aos sábios deste mundo. Eu quero ver-te sempre como uma pequena criança. Pergunta tudo com simplicidade ao confessor, e Eu te responderei pela boca dele.

291
Uma vez conheci uma pessoa que pretendia cometer um pecado grave. Pedi ao Senhor que me fizesse sofrer os maiores tormentos para que aquela alma fosse salva. Então, de repente, senti a dor terrível de uma coroa de espinhos na cabeça. Isso demorou bastante, mas aquela pessoa permaneceu na graça de Deus. Ó meu Jesus, com quanta facilidade nos podemos santificar; é preciso apenas um pouquinho de boa vontade, apressa-se em entregar-se à alma, e nada pode detê-Lo, nem os erros, nem as quedas, absolutamente nada. Jesus tem pressa em ajudar a essa alma e, se a alma é fiel a essa graça de Deus, em pouco tempo pode atingir o mais alto grau de santidade que uma criatura é capaz de atingir o mais alto grau de santidade que uma criatura é capaz de atingir aqui Terra. Deus é muito generoso e a ninguém nega a Sua graça; até dá mais do que Lhe pedimos. A fidelidade às inspirações do Espírito Santo é o caminho mais curto.

292
Quando a alma ama a Deus sinceramente, nada deve recear na sua vida espiritual. Que se entregue à influência da graça e não oponha barreiras à união com o Senhor!

293
Quando Jesus me encantou com Sua beleza e atraiu a Si, então percebi o que não Lhe agrada na minha alma e resolvi livrar-me disso a todo custo, e com o auxílio da graça logo o consegui. Essa generosidade agradou ao Senhor e, desde esse momento, Deus começou a conceder-me graças superiores. Nada pondero na vida interior, não analiso os caminhos pelos quais me conduz o Espírito Divino; satisfaço-me em saber que sou amada e amo. O Espírito Divino; satisfaço-me em saber que sou amada e amo. O amor puro permite-me conhecer a Deus e entender muitos mistérios. O confessor é para mim um oráculo; para mim a sua palavra é sagrada; estou me referindo ao diretor espiritual.

294
Em determinado momento o Senhor me disse: Procede como um mendigo, que, quando recebe uma esmola maior, não a recusa, mas antes a agradece efusivamente; também tu, se te concedo graças maiores, não te escuses dizendo que és indigna delas. Eu sei disso; mas antes, fica feliz e alegra-te e tira tantos tesouros do Meu Coração, quantos puderes carregar, porque então Me agrada mais. E digo-te ainda uma coisa: extrai essas graças não apenas para ti, mas também para o próximo, isto é, encoraja as almas com as quais convives à confiança na Minha infinita misericórdia. Oh! quanto amo as almas que têm plena confiança em Mim! Tudo farei por elas.

295
Nesse momento Jesus me perguntou: Minha filha, como vai o teu retiro? - Respondi: ¨Jesus, Vós bem o sabeis¨. Sim, estarei sempre a teu lado, se fores sempre como uma pequena criança e de nada tiveres medo; assim como foi aqui teu princípio, assim também serei fim. Não dependas das criaturas, ainda que seja na mínima coisa, porque isso não Me agrada. Quero ficar só Eu na tua alma. Eu te darei força de alma e luz, e saberás da boca do Meu representante, que Eu estou em ti, e a inquietação se dissipará como a névoa aos raios do sol.

296
Ó Bem Supremo, quero amar-Vos como ninguém na Terra Vos amou. Quero glorificar-Vos em cada momento da minha vida e identificar estreitamente a minha vontade com a Vossa santa vontade. Minha vida não é monótoma e cinzenta, mas é variada, como um jardim de fragrantes flores e de tal modo, que nem sei que flor colher primeiro, se o lírio dos sofrimentos, se a rosa do amor ao próximo, ou a violeta da humildade. Não vou enumerar esses tesouros que abundem em todos os dias. É uma grande coisa saber como aproveitar o momento presente.

297
Jesus, luz suprema, permiti que Vos conheça e penetrai com Vossa luz a escuridão da minha alma e enchei de Vós o abismo da minha alma, porque só Vós (...).

298
Ó meu Jesus, vida, caminho e verdade, peço-Vos, segurai-me perto de Vós como uma mãe segura seu filhinho, estreitando-o ao peito, porque eu não sou apenas uma criança desajeitada, mas o acúmulo da miséria e do nada.


2 comentários:

  1. que historia linda de santa fostina mulher de muita fé

    ResponderExcluir
  2. É fantástica a espiritualidade de Santa Faustina. Jesus ensina muitas coisas a ela. Estou bebendo desta espiritualidade com a graça de Deus.
    Sou psicóloga católica praticante e Jesus pede ao meu coração divulgar os ensinamentos dados a ela.
    Vou começar um trabalho através de encontros, com o tema; A Espiritualidade de Santa Faustina e Inteligência Emocional.

    ResponderExcluir