Pagina 72 Versos 146 a 148


146
Oração - É pela oração que a alma se arma para toda a espécie de combate. Em qualquer estado em que se encontre, a alma deve rezar. - Tem que rezar a alma pura e bela, porque de outra forma perderia a sua beleza; deve rezar a alma que buscando essa pureza, porque de outra forma não a atingiria; deve rezar a alma pecadora, atolada em pecados, para que possa levantar-se. E não existe uma só alma que não tem a obrigação de rezar, porque toda a graça provém da oração.

147
Lembro-me que recebi a maior porção de luzes nas adorações, que fazia diariamente, durante meia hora, no tempo de quaresma, prostrada em cruz diante do Santíssimo Sacramento. Durante esse tempo, conheci melhor a mim mesma e a Deus. Apesar de ter tido muitas dificuldades para fazer essa oração, mesmo tendo a autorização dos Superiores. Saiba a alma que, para rezar e perseverar na oração deve munir-se de paciência e vencer corajosamente as dificuldades interiores e exteriores: Dificuldades interiores : desânimo, aridez, torpor da alma, tentações; exteriores: respeito humano e observância das horas que são destinadas a oração. Eu mesma passei por isso, e, se não fazia a oração no tempo a ela destinado, também não a fazia depois, porque as obrigações não me permitiam; e se a fazia, era com grande dificuldade porque o pensamento me fugia para os meus deveres. Tive uma outra dificuldade: quando a alma fazia bem a oração e saía dela com recolhimento interior e profundo, outras a perturbavam nesse recolhimento. E, por isso, deve haver paciência, para perseverar na oração. Acontecia-me muitas vezes que, quando a minha alma estava mergulhada mais profundamente em Deus, tirava maior fruto da oração e a presença de Deus acompanhava-me durante o dia, tinha maior concentração no trabalho e maior perfeição na minha tarefa. Acontecia que, justamente nessa ocasião recebia mais advertências por não cuidar das minhas obrigações por ser indiferente a tudo, porque as almas menos recolhidas querem que também os outros sejam semelhantes a elas, pois constituem para elas uma contínua ocasião de remorso.

148
A alma nobre e delicada, ainda  que a mais simples desde que possua uma fina sensibilidade, vê Deus em tudo, encontra-O em toda parte, sabe encontrar a Deus até debaixo das coisas obscuras. Tudo para ela tem significado, a tudo dá grande valor, por tudo agradece a Deus, de tudo tira proveito para a alma e atribui toda a glória a Deus. Confia n´Ele e não se confunde quando chega  o tempo das provações. Ela sabe que Deus é sempre o melhor Pai que e não dá muita atenção ao respeito humano . Segue fielmente o menor sopro do Espírito Santo e alegra-se com esse Hóspede Espiritual, agarrando-se a Ele como uma criança a sua mãe. Onde outras almas param e se atemorizam - ela passa sem medo e sem dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário