Pagina 81 Versos 168 a 172

168
Quando me viu, aquela pessoa que tanto se opunha à minha participação nesse retiro, demonstrou a sua surpresa e insatisfação. Eu, no entanto, como se nada fosse, cumprimentei-a cordialmente e fui falar com o Senhor, para pedir orientações sobre o modo como deveria proceder durante os exercícios espirituais.

169
Eis a minha conversa com Nosso Senhor antes de começar o retiro. Vais procurar ter uma profunda paz na convivência Comigo. Afastarei todas as incertezas a esse respeito. Eu sei que, agora, no momento em que falo contigo, estás tranquila; mas quando deixar de falar, começarás a procurar dúvidas. No entanto fica sabendo que de tal forma fortalecerei a tua alma que, mesmo que queiras enquietar-te, isso não estará em teu poder. Como prova de que Eu estou falando contigo, no segundo dia de retiro, irás te confessar com o sacerdote que está pregando o retiro. Quando ele terminar a palestra, procura-o e conta-lhe os receios de tens a Meu respeito, e eu te responderei pela boca dele. E então cessarão os teus receios. Durante esse retiro mantêm um silêncio tão rigoroso, como se nada existisse em tua volta. Falarás apenas Comigo, e com o confessor, às Superioras pedirás apenas as penitências. Alegrei-me imensamente por Jesus ter-me demonstrado tanta benevolência Sua e por Sua condescendência.
170
Primeiro dia do retiro. De manhã, procurei ser a primeira na capela; antes da meditação, tive ainda um pouco de tempo para uma oração ao Espírito Santo e à Mãe Santíssima. Pedi, com fervor, a Nossa Senhora que me conseguisse a graça da fidelidade nessas inspirações interiores e que eu cumprisse fielmente toda a vontade de Deus. Comecei esse retiro com uma coragem muito especial.
171
Luta para guardar silêncio. Como normalmente ocorre, para o retiro vêm Irmãs de diversas casas. Uma das Irmãs, que não tinha visto há muito tempo, veio à cela e disse-me que tinha algo para me dizer. Nada lhe respondi, e ela percebeu que não queria interromper o silêncio. E ela comentou: ¨Não sabia que a Irmã é tão esquisita,¨ e saiu. Percebi que essa pessoa não tinha nada para tratar comigo, além de satisfazer a curiosidade egoísta. Ó Deus, ajudai-me a me manter fiel.
172
O Padre que pregava o retiro era da América. Veio à Polônia para um breve período e aproveitou aquela oportunidade para pregar o retiro para nós. Percebia-se nesse homem uma grande vida interior. A sua postura manifestava a grandeza do espírito, a mortificação e o recolhimento eram seus traços dominantes. Contudo, apesas das grandes virtudes que esse sacerdote possuía, eu sentia as maiores dificuldades em abrir-lhe a minha alma quanto àquelas graças, pois, quanto aos pecados sempre é mais fácil; com relação às graças, realmente tenho que fazer um grande esforço e, assim mesmo, acabo não dizendo tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário